1. Não te ponhas a dieta
A dieta da alcachofra, a do pomelo, da banana… com certeza que as conhece todas. Se experimentar qualquer uma delas, provavelmente perca algum peso (porque deixa de comer, sem rima nem são …). O problema é que o cérebro consome muitas calorias, e seguir uma dieta complicada requer altas doses de concentração. Portanto, o melhor é que você vá por outro caminho. Para não comer em excesso, faz seus cardápios com alimentos que, além de bom gosto, têm um efeito saciante. Prova, por exemplo, com os cereais integrais, o chá verde, o atum, o salmão, as maçãs, as nozes e as carnes magras de frango, vitela e porco.

2. Não se mantenha a simplicidade
Propomos-lhe uma prova: A próxima vez que você for ao supermercado, pegar qualquer alimento embalado que você encontre e leia o rótulo com atenção. O mais provável é que você vê alguns ingredientes conhecidos e muitos outros desconhecidos. São os aditivos químicos que os especialistas em nutrição foram adicionados para estender a validade dos alimentos, e também para interferir com os nossos reguladores naturais do sabor e do apetite. A língua está cheia de cerca de sensores gustativos, que fazem com que procure sensações diversas. Os produtores de alimentos processados alteraram as receitas para alcançar um equilíbrio de sabores com o fim de evitar que se canse e procurando por novos alimentos. Como solução? Come alimentos que contêm um único ingrediente. Se você acha que isso significa freqüentar mais as seções de legumes, carnes e laticínios, você está certo. É aí que compram as mulheres magras.

3. Come mais vezes
A chave está em gerir a demanda energética do organismo ao longo do dia, de forma que a fome não chegue nunca a nublarte o pensamento. Se você deixar de alimentarte, mesmo que seja por algumas poucas horas, o cérebro é o toma como um convite ao excesso. Solução: comer algo a cada três horas, começando pelo café da manhã. Um estudo da Universidade de Massachusetts (estados unidos).EUA) mostrou que as pessoas que não almoçam têm um risco 4,5 vezes maior de obesidade. Todas as refeições que você deve ter proteínas, gorduras, fibras e hidratos de carbono em proporções adequadas. Desta forma, resolver o maior problema que as pessoas têm na hora de perder peso: sucumbir às tentações por culpa de estar passando muita fome.

4. Bebe muito e bem
Para manter-se bem hidratada, bébete um copo de água nada mais sair da cama, outro a meio da manhã, outro antes de comer, outro a meio da tarde, outro antes do jantar e um pouco antes de deitar. Se cumprir esta regra, verificará que os refrigerantes já não quer mais isso. Se você toma uma Coca-Cola de vez em quando por cafeína, sustitúyela por um café com leite. Outras alternativas inteligentes incluem os sumos naturais baixos em calorias, o chá gelado sem açúcar e a água mineral com gás.

5. Cozinha você mesma
Depois de um longo dia de trabalho, você está mais confortável para jantar fora de casa. No entanto, o custo de comer em um restaurante paga com o bolso e com a saúde. Em primeiro lugar, os pratos são muito maiores agora do que há alguns anos. E como são maiores, também se enchem com mais comida. Em segundo lugar, pense nas vantagens de se sentar à mesa com sua família. Quando gostamos de uma refeição caseira, as pessoas tendem a comer mais devagar, o que reduz a ingestão de calorias.